Notícias

13 Janeiro 2018

Ciclo de Seminários “Tesouros em Pergaminho – A Coleção de Manuscritos Iluminados Ocidentais de Calouste Sarkis Gulbenkian” | Início: 18 de Janeiro | Fundação Calouste Gulbenkian | Lisboa.

O ciclo de seminários «Tesouros em Pergaminho – A coleção de manuscritos iluminados ocidentais de Calouste Sarkis Gulbenkian», é resultado de uma parceria entre o Museu Calouste Gulbenkian e o Instituto de Estudos Medievais, e pretende dar a conhecer a excelência dos códices e fragmentos reunidos pelo colecionador. Embora estejam desde sempre acessíveis aos investigadores e já tenham sido estudados por especialistas, e muitos deles divulgados em circuitos internacionais e exibidos no contexto da exposição A Imagem do Tempo. Livros Manuscritos Ocidentais (2000), os exemplares desta coleção merecem uma maior divulgação junto da comunidade científica nacional e do público em […]...
13 Janeiro 2018

Identidade(s) do Azulejo em Portugal | Data limite: 05 de Março.

AzLab#42 Especial: Identidade(s) do Azulejo em Portugal, 04 de Outubro de 2018, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa. O azulejo tem vindo a ser valorizado em Portugal, do ponto de vista teórico, desde a segunda metade do século XIX, numa perspectiva que acentua, de forma crescente, a ideia de especificidade e de identidade. Actualmente, o azulejo é reconhecido como uma das artes que mais identifica a herança patrimonial portuguesa. Mas será que é mesmo assim? Integrado no mês do azulejo e nas celebrações do ano europeu do património cultural, o AzLab#42 pretende discutir as questões de identidade(s) relacionadas com o […]...
12 Janeiro 2018

Congresso Internacional “Murillo ante su Centenario: Perspectivas Historiográficas y Culturales” | 19 a 22 de Março | Sevilha | Espanha.

Bartolomé Esteban Murillo ha sido un artista utilizado desde el mismo siglo XVII por el poder de comunicación que tienen sus imágenes. El propósito del Año Murillo es intentar arrojar luz desde diferentes parcelas para interpretarlo desde una visión poliédrica para que su pintura -desde la devocional a la profana- llegue a ser entendida en su plenitud atendiendo a la memoria que su obra ha dejado a lo largo del tiempo. Un artista que ha sufrido oscilaciones cambiantes y que ahora es reivindicado por su propia ciudad con la intención de presentar su verdadera dimensión para que sea entendido y […]...
12 Janeiro 2018

Encounters, Rights, and Sovereignty in the Iberian Empires (15th-19th Centuries) | Data limite: 10 de Fevereiro.

International Conference “Encounters, Rights, and Sovereignty in the Iberian empires, 15th-19th centuries”, University of Évora, Portugal, 24-25 May 2018. Keynote Speaker: Professor António Manuel Hespanha (Universidade Nova de Lisboa). Focused on the colonial encounters fostered by the Iberian empire-building processes and on the strategies developed to regulate the rights and lives of native and colonial populations, this conference welcomes proposals that privilege the comparisons and interactions between the Portuguese and Spanish colonizing dynamics, in a timeframe spanning from the early stages of the Iberian colonization to the first outbreaks of independence. Topics may include, but are not limited to: Colonization […]...
12 Janeiro 2018

Colecionismo: Modus Operandi, 1900-1950 | Data limite: 15 de Março.

Em 2019, celebram-se cinquenta anos desde que o Museu Calouste Gulbenkian e a Biblioteca de Arte abriram as portas ao público. Calouste Gulbenkian era conhecido como o Sr. 5%, que procurava «only the best», mas esta conferência procura ultrapassar os meros episódios biográficos do colecionador e considerá-lo à luz de um contexto mais alargado. Procuramos receber, em particular, comunicações que reflitam de forma inovadora sobre como operavam os colecionadores, as suas redes de conhecimentos, e a relação que tinham com as suas coleções, no que diz respeito a acessibilidade e preocupações com o futuro. Damos preferência a comunicações que vão […]...
12 Janeiro 2018

Mosteiros Cistercienses | Data limite: 28 de Fevereiro.

II Congresso Internacional “Mosteiros Cistercienses”, 6 a 8 de Julho, Alcobaça. Centro religioso de primeira importância, sustentáculo de reis, panteão régio, pólo difusor de cultura e espiritualidade, o Mosteiro de Alcobaça foi durante séculos a cabeça da presença cisterciense em Portugal. Com uma história quase milenar, nascida da vontade indomável de homens e mulheres que buscaram Deus na mais estrita pobreza material, respeitando o lema beneditino “ora et labora”, a Ordem de Cister exerceu sempre urn enorme fascínio sobre religiosos, historiadores, artistas e homens comuns. Os cistercienses foram agricultores e técnicos de grande engenho e abriram novas caminhos à Arte […]...
12 Janeiro 2018

Dinâmicas do Património Artístico: Circulação, Transformações e Diálogos | Data limite: 28 de Fevereiro.

O Congresso Dinâmicas do Património Artístico: Circulação, Transformações e Diálogos, encontro científico organizado pelo ARTIS – Instituto de História da Arte (FLUL) terá lugar nos dias 02 e 03 de outubro de 2018 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. No ano em que se comemora o “Ano Europeu do Património Cultural” este congresso pretende ser uma plataforma de reflexão e discussão acerca de temáticas de grande atualidade e pertinência. Neste contexto de apreciação e comemoração do património cultural, da sua eloquência e capacidade de convocar memórias e instigar relações, pretendemos colocar a tónica em três aspetos indissociáveis do […]...
12 Janeiro 2018

Curso Gestão do Património Cultural em Portugal | Início: 16 de Fevereiro | Lisboa.

Curso Gestão do Património Cultural em Portugal | Início: 16 de Fevereiro | Lisboa. A Nova SBE lançou o primeiro programa para executivos em Gestão do Património Cultural em Portugal, em parceria com a Spira e patrocinado pela Fundação Millennium BCP. A 1ª edição tem data marcada para o próximo dia 16 de fevereiro de 2018 e estende-se até 22 de junho. A pioneira formação para executivos em Gestão do Património Cultural reúne especialistas nacionais e estrangeiros, representativos das várias dimensões do Património Cultural, dos museus aos monumentos, passando pelos projetos de território. Assim sendo, Pedro Gadanho, Diretor do MAAT, […]...