Colóquio “A Arte Portuguesa no Mundo e a Arte do Mundo em Portugal”

02 e 03 de Novembro | Lisboa.

O G.I.E.H.A – Grupo Informal de Estudos em História da Arte, pertencente ao ARTIS-IHA, organiza o seu segundo colóquio, subordinado ao tema “A Arte Portuguesa no Mundo e a Arte do Mundo em Portugal”.
Fruto das relações políticas e comerciais, muitas obras de arte produzidas por artistas e artífices portugueses incorporam hoje as coleções de museus de todo o mundo. Em paralelo também temos obras de arte resultantes da criação de artistas estrangeiros que integram os acervos de museus portugueses, através de aquisições, depósitos, legados. Todas elas se constituem como testemunhos e construtores da memória do que terá sido o gosto de uma época.
Se a cultura artística concebida nos lugares do antigo Império Português conduziu até nós um património emoldurado por correntes estéticas marcadas por um contexto histórico, cultural e artístico subordinado ao signo da miscigenação, também a arte produzida e consumida nesses domínios serviu de contributo para uma cooperação de valências patrimoniais que decorreram desde os finais do século XV até à independência política dos territórios emancipados.
Por outro lado, numerosos foram os artistas estrangeiros que até ao nosso país se deslocaram (por vezes mesmo fixaram) e aqui desenvolveram a sua atividade, legando-nos importantes resultados da sua criação artística.
Com a realização deste I colóquio em Historia da Arte, subordinado ao tema A Arte Portuguesa no Mundo e a Arte do Mundo em Portugal, o G.I.E.H.A. pretende abordar a importância das obras de arte (arquitetura, pintura, escultura e demais artes decorativas) de produção nacional que se encontram dispersas pelo mundo, mas também daquelas estrangeiras que, por diversas razões, chegaram ao nosso país e hoje fazem parte do património nacional.
+info/fonte: www.facebook.com/artisflul/