Colóquio “Número e Medida na Arquitectura Religiosa em Portugal”

10 e 11 de Novembro | Mosteiro da Batalha.

10 e 11 de Novembro | Mosteiro da Batalha
A euritmia arquitectónica resulta de um desenho assente em factores conjugados de número e medida. As pesquisas efectuadas em diferentes exemplos de antigas construções religiosas no país – catedrais, mosteiros e conventos – testemunham a aplicação atenta e consciente desses preceitos básicos de racionalidade e estética no seu traçado morfológico.
Como propósito deste colóquio temático, visa-se suscitar o interesse por um saber técnico específico do domínio da Arquitectura, ainda pouco valorizado e explorado em Portugal e a exigir maior debate e aprofundamento críticos. A determinação da métrica adoptada num edifício de outrora é de importância decisiva para o investigador da Construção. Na sua utilidade e imprescindibilidade, o conhecimento e o respeito pelos princípios geométricos essenciais (regularidade, ordem e proporção) possibilitam um acertado juízo da obra e garantem conclusões significativas acerca da integralidade e coerência tridimensional dos espaços gerados.
Auxiliam, como ferramentas de trabalho, a fixar os pontos necessários para eventuais e ponderadas intervenções de restauro ou de projectos de reconstrução histórica ou de ampliação contemporânea.
A análise e a discussão especializadas desta matéria congregam estudiosos de diversas áreas disciplinares, sobretudo arquitectos, engenheiros e historiadores. O colóquio é organizado pelo Mosteiro da Batalha e tem a coordenação do Prof. Doutor Virgolino Jorge.
Entrada livre, mediante inscrição prévia.
+info/fonte: www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/agenda/meetings-and-conferences/coloquio-numero-e-medida-na-arquitectura-religiosa-em-portugal/