Conferência/Visita “(Re)Ver a Arte Cristã”

05 de Maio | Igreja da Madre de Deus | Lisboa
Conferências-visita promovidas pelo Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, (RE)VER A ARTE CRISTÃ pretende valorizar e fomentar uma das mais fascinantes valências deste património, ao serviço da missão que lhe está confiada. Incidindo em casos concretos do património de cada igreja, visa também potenciar uma metodologia de visita mais abrangente, passível de ser implementada noutros templos, segundo a especificidade de cada um. Instrumento permanente de formação e recurso inesgotável de apreciação cultural, propõe um novo olhar sobre a arte religiosa, enquanto expressão do culto e integrada no âmbito litúrgico para o qual foi concebida. Descodificando a mensagem intrínseca em cada obra, para além da análise material, oferece-se uma abordagem contextualizada, radicada na própria essência da experiência religiosa e inserida num mais amplo programa de comunicação, em particular, através da interpretação iconográfica, como factor valorativo e enriquecedor da visita a um templo católico.
Conduzem esta primeira edição, realizada em parceria com o Museu Nacional do Azulejo, os historiadores Alexandre Nobre Pais, Nuno Saldanha e Sílvia Ferreira, num percurso pela igreja do antigo convento da Madre de Deus, em Lisboa, templo de origens quinhentistas, marcado por um rico e diversificado programa artístico. 
Segue-se o lançamento do livro Estudos de Iconografia Cristã, da autoria de D. Carlos A. Moreira Azevedo, delegado do Pontifício Conselho para a Cultura, com apresentação a cargo de António Filipe Pimentel, director do Museu Nacional de Arte Antiga e autor do prefácio da obra.

+info/fonte