Az Lab: Azulejo e Arquitectura: Integração e Representação

13 de Abril | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
estreita relação do azulejo com a arquitectura, entendida enquanto marca distintiva da sua aplicação em Portugal, tem sido um tema discutido nas várias sessões do AzLab. Neste AzLab#22, dedicado ao “Azulejo e arquitectura. Integração e representação”, pretende-se explorar um aspecto específico desta dimensão arquitectónica através dos estudos recentes que João Miguel Simões tem vindo a desenvolver sobre as escadarias de aparato do período barroco, muitas das quais integrando revestimentos cerâmicos.
Por outro lado, interessa também observar a utilização progressiva de elementos da arquitectura,  em particular no período barroco,  quer nos emolduramentos, quer ainda na simulação de imponentes estruturas arquitectónicas fictícias que dialogam com as reais, existentes nos espaços onde os revestimentos são aplicados. É precisamente esta última dimensão que Maria João Coutinho tem analisado nos seus estudos, centrados nos portais barrocos da azulejaria portuguesa.
Partindo destes dois casos de estudo – escadarias de aparato com azulejo e portais simulados em azulejo – o AzLab#22 propõe uma visão da azulejaria barroca explorando esta duplicidade “azulejo na arquitectura” e  “arquitectura no azulejo”.
+info/fonte: https://blogazlab.wordpress.com/