1) Sócios — vantagens: à semelhança do que acontece na Casa-Museu Medeiros e Almeida (Lisboa), a partir de 2017/18, será possível utilizar o comprovativo de sócio APHA em outras entidades nacionais ligadas directamente à História da Arte e áreas disciplinares afins. Vão ser preparados protocolos de cooperação entre a APHA e tais entidades/organizações com o objectivo de facilitar a visita/a entrada nesses espaços.

2) Sessões de homenagem: além de outras iniciativas de carácter científico que serão promovidas, é firme propósito organizar em breve um colóquio de homenagem a Paulo Varela Gomes (1952-2016).

3) Comunicação: depois da reestruturação do website, contamos dinamizá-lo através da disponibilização e manutenção online de informação relevante no domínio científico de História da Arte: projectos, teses, dissertações, publicações etc. A política de comunicação da APHA vai manter a presença via Facebook, e e-mail semanal dando conta aos associados das principais actividades do momento. O apoio a iniciativas universitárias no âmbito da promoção e estímulo do estudo da História da Arte será também uma constante nos próximos anos.

4) Instituição dos prémios APHA: a instituição dos prémios APHA pretende promover e distinguir os melhores trabalhos científicos na área da História da Arte (1.º ciclo). O regulamento e o âmbito mais específico deste concurso já foram definidos e durante o ano de 2017/18 serão implementados, em parceria com as Universidades e Cursos da área disciplinar.

5) Tabela de valores remuneratórios: antiga preocupação de anteriores direcções, é firme propósito voltar à questão do estabelecimento de uma tabela de valores que possa servir de referencial para as entidades pagadoras remunerarem os serviços de um historiador da arte.

___________ 

Direcção

Presidente – Pedro Flor

Vice-Presidente – Madalena Costa Lima

Tesoureiro – Patrícia Monteiro

Secretário – Joana Balsa Pinho

Vogal – Maria Mayer

 

Assembleia Geral

Presidente da Mesa – Raquel Henriques da Silva

Vice‐Presidente – Miguel Figueira de Faria

1.º Secretário – Sílvia Ferreira

2.º Secretário – Cristina Neiva Correia

 

Conselho Fiscal

Presidente – Luís Urbano Afonso

1.º Secretário – António Filipe Pimentel

2.º Secretário – Pedro Bebiano Braga